A consulta refrativa serve para descobrir que erros refrativos existem tendo como objetivo uma prescrição ótica, que descreve os valores a colocar nas lentes oftálmicas.
O Audiologista é o profissional de saúde que, em colaboração com o médico Otorrinolaringologista, atua na identificação, avaliação/ diagnóstico funcional, tratamento não médico e reabilitação de pessoas com perturbações auditivas e/ou do equilíbrio.
A Ortóptica é a área das ciências da visão que se dedica ao estudo da visão binocular, avaliando o equilíbrio oculomotor e o correspondente estado sensorial.
A consulta para renovação da carta de condução contempla vários exames visuais e resulta numa declaração de Acuidade Visual.
Especialidade com papel crucial na detecção e intervenção precoce em crianças que apresentam défices auditivos.
A Retinografia é uma técnica de exame que consiste em observar e registrar fotografias da retina, do nervo óptico e do fundo do olho. Em outras palavras, a retinografia permite obter diversas fotos em alta resolução, fazendo uma documentação fotográfica do fundo do olho e possibilitando, assim, um diagnóstico mais preciso quanto a possíveis lesões na região. O exame costuma ser indicado quando o médico oftalmologista suspeita de algum problema na visão e, especialmente, na retina do olho do paciente.
O exame de contactologia vai medir a precisão da graduação dos seus óculos, para dispor dos dados mais atualizados, com vista a melhor ajustar as lentes de contacto a cada caso concreto.